Comunidade quilombola do Capoeirão é capacitada para instalação de fossas sépticas

Érico Porto • 26 de julho de 2022

Com objetivo de levar o saneamento básico às comunidades rurais de Itabira, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) promoveu, em parceria com o Sindicato Rural de Itabira e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MG), mais uma etapa do Programa de Saneamento Rural – Desenvolvendo Comunidades. Dessa vez, foi atendida a comunidade quilombola Capoeirão, com a oficina de instalações de fossas ecológicas TEVAP (Tanque de Evapotranspiração), entre a última terça-feira (19) e o sábado (23).


A oficina foi conduzida pelo instrutor do Senar, Heverson Vieira Marangon, a representante do Sindicato Rural de Itabira, Janete Ferreira, e pela técnica em Meio Ambiente do Saae, Camila Ferreira. Os moradores foram capacitados para instalar as fossas ecológicas na comunidade, que serão desenvolvidas em parceria com o Saae.


“Com a instalação dessas novas fossas sépticas em nossa comunidade quilombola podemos voltar a plantar. Antes, as fossas sépticas que tínhamos vazavam e contaminavam o solo, prejudicando a produção nas terras”, comentou o presidente da comunidade Capoeirão, José Carnuto Ferreira. 


“Esse é um ótimo projeto que irá beneficiar nossa comunidade para o saneamento básico, além de contribuir com o meio ambiente”, acrescentou Josué Elias Ferreira, morador e participante da oficina.


Projeto em expansão


O Capoeirão é a segunda comunidade rural a receber o Programa de Saneamento Rural – Desenvolvendo Comunidades. A primeira foi o Morro Santo Antônio, também quilombola, em março deste ano. Na oportunidade, foi criado um grupo de trabalho pela Prefeitura de Itabira e o Saae, com objetivo de colocar em prática projetos que visam melhorias da comunidade, como proteção de nascentes, esgotamento sanitário e recuperação de mananciais.

Compartilhe nas redes sociais