Saae tem ações estruturantes e de conscientização para enfrentar período de estiagem

25 de julho de 2022

Em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Saae encabeça a campanha “Cuidar do Meio Ambiente é Cuidar da Gente”

O período de estiagem se estende até o final do inverno, época considerada crítica para a captação de recursos hídricos. Em Itabira, apesar das chuvas intensas registradas nos primeiros meses do ano, o último registro pluviométrico mais expressivo se deu há mais de 70 dias, em 7 de maio. Daí a necessidade da adoção de medidas que visem o consumo consciente da água.


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira (Saae) segue o planejamento estabelecido pela Comissão Interna de Combate à Estiagem, criado no ano passado para buscar ações que mantenham o sistema de abastecimento de água equilibrado, além de minimizar os efeitos das mudanças climáticas que estão cada vez mais acentuados.


A diretora-presidente do Saae, Karina Lobo, explica que a autarquia sempre busca ações que possam minimizar os problemas de abastecimento e contribuir para o enfrentamento da temporada de estiagem: “Sabemos dos problemas crônicos de Itabira por falta de água, principalmente em uma cidade de grandes relevos como é a nossa. Por isso, o Saae possui uma equipe engajada para enfrentar a temporada de estiagem”, disse.

Para enfrentar esse período mais crítico, o Saae tem adotado ações estruturantes e de conscientização. Desde o ano passado, a autarquia investiu em substituição e extensão de redes de água, o que facilita a distribuição; também já realizou a substituição dos filtros da ETA Pureza, o que não ocorria há, pelo menos, uma década. Além disso, a autarquia atua para elevar a capacidade da lagoa do Distrito Industrial, que vai auxiliar no abastecimento da população no período mais crítico e prepara o projeto de distribuição social de caixas d’águas em residências que não possuem reservatórios adequados.


A conscientização também é importante. Em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Saae encabeça a campanha “Cuidar do Meio Ambiente é Cuidar da Gente”, voltada para esse período de estiagem. Auxiliar a comunidade no consumo consciente é uma das metas do projeto. “A economia no consumo de água reduz os problemas com a escassez hídrica, pois aumenta a vida útil dos mananciais, uma vez que diminui o volume de água e esgoto captados e tratados e também o consumo de energia elétrica e uso de produtos químicos”, finaliza Karina Lobo.


5 DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA



– Use vassoura e balde para lavar áreas comuns e diminua o número de limpezas;

– Lave o carro com balde e não com mangueira;

– Molhe plantas pela manhã ou à noite, nos horários mais quentes as plantas absorvem mais água. Troque a mangueira pelo regador;

- Vazamentos: fique muito atento, pois pode passar despercebido e é um dos grandes vilões do desperdício;

– Seja um Fiscal da Água! Percebeu algum vazamento na rua ligue no 115 ou comunique com o Saae por meio das redes sociais.

Compartilhe nas redes sociais